quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Senado cria atalho para abrir voto nas cassações

Casa quer promulgar na próxima semana parte do texto sobre o fim do segredo nas votações de perda de mandatos; projeto paralelo vai tratar de outros sigilos 

Em uma operação comandada pelo presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), com aval do vice-presidente da República, Michel Temer, a Casa vai reagir à manobra da Câmara no debate do voto aberto e construir um atalho para promulgar já na próxima semana a parte do texto que trata de cassação de mandatos. Assim os novos processos que chegarem ao Congresso, como dos condenados ao mensalão, seriam decididos por voto aberto.



As outras possibilidades de sigilo serão discutidas pelo Senado em projeto paralelo, sem prazo para votação. A reação foi costurada após líderes na Câmara, como Eduardo Cunha (PMDB-RJ), anunciarem que não concordariam em votar a proposta restrita a cassações. A medida, na prática, poderia levar a um impasse porque há resistências sobre voto aberto em vetos presidenciais, indicações de autoridades e eleição da Mesa Diretora das Casas.

 FONTE:
LEIA  MAIS EM
  http://estadao.br.msn.com/ultimas-noticias/senado-cria-atalho-para-abrir-voto-nas-cassa%C3%A7%C3%B5es

Nenhum comentário: