terça-feira, 16 de julho de 2013

CANCER DE MAMA


. Ao longo dos anos é grande o número de mulheres vitimas do câncer de mama. O câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais frequente no mundo e o mais comum entre as mulheres no Brasil. A cada ano, cerca de mais de 20% dos casos novos de câncer em mulheres são de mama. Quando eu recebi o diagnóstico da doença, achei que estava com o atestado de óbito na mão e que teria pouco tempo de vida. Não queria morrer enquanto não visse o meu livro pronto e busquei forças em Deus para seguir uma determinação que tracei para minha  vida: vencer a doença, enfrentando com garra o tratamento.
      Milhares e milhares de mulheres precisam ouvir e sentir algo de bom, como, por exemplo, um abraço fraterno, nem sempre encontrado nas próprias famílias, que, às vezes, se distanciam nesse momento tão difícil. Quando a pessoa é diagnosticada com câncer, ela precisa saber de duas coisas antes de dar início à saga contra a doença: a primeira é saber  que o câncer não é uma doença incurável, a não ser que alcance uma proporção tão grande que não tenha mais possibilidade de cura; a segunda é que cada câncer é um câncer, cada pessoa é uma pessoa e cada uma tem um tratamento individualizado.
       Tudo isso seria bem mais fácil de entender, se conseguíssemos nos colocar dentro do problema por cinco minutos. Sabendo que você tem um câncer, carregando todo o tabu da doença que você ouviu falar desde criança, vivendo em cima do muro entre a vida e incômoda doença, você tem que se fortalecer em seu interior e o mais importante. Colocar Deus em primeiro lugar e agarrar-se a chance que estiver ao seu alcance.

Nenhum comentário: